Mah Jongg






Jogos de Mah Jongg – Dicas e Estrátegias para vencer mais o jogo!

Origens do Mahjong na China Antiga

Origens do Mahjong na China Antiga

 

O jogo Mahjong (ou Mahjongg) tem as suas origens na Ásia, mas especificamente na China, aonde cerca de 2000 anos atrás foi criado para entreter a realeza. Após os anos 20 do século passado, o Mahjong se popularizou por todo o planeta, adquirindo inclusive diversas formas de jogar e versões.

O Mahjong ‘classic’, ou o tradicional mahjongg chinês, é jogado com 4 jogadores, que aparenta em muitas vezes os jogos tradicionais de cartas, mas no entanto é jogado com pedras ao invés de cartas. Outra forma mais recente do jogo é o Mahjong Solitaire, que é basicamente uma mistura destas duas formas de jogo, unindo peculiaridades do jogo tradicional chinês de pedras com as dos jogos de cartas (solitaire ou paciência).

Se você prefere jogar a versão de 4 jogadores ou a versão jogada sozinha no computador, trazemos abaixo algumas estratégias e dicas para você melhorar ainda mais o seu jogo.

Mahjong ‘Classic’ ou Tradicional

Pedras no Mahjong Tradicional

Pedras no Mahjong Tradicional

Na versão clássica ou original do Mahjong você está competindo contre 3 outros oponentes para formar a melhor sequência no final da mão. A melhor estratégia é tentar determinar a mão dos seus oponentes enquanto tenta esconder a sua deles. Geralmente é um instinto de iniciante formar o máximo de sequências que puder, significando que você faça triplas (3 do mesmo tipo), quádruplas (4 do mesmo tipo) ou um grupo de pedras do mesmo naipe em sequência. No entanto, quando você forma sequências de pedras antes do final da mão, você acaba mostrando parte da sua mão para os outros jogadores, o que acaba dando a eles uma noção de como você está construindo a sua mão. Por isso, tenha bastante cuidado e pense antes de sair formando sequências.

Similarmente, você pode usar as pedras da pilha de descartes para formar sequências em sua mão. No entanto, para pegar a pedra você deve expor parte da sequência que você está formando para os outros jogadores. Logo, tenha bastante cuidado também ao pegar as pedras da pilha de descarte, use essas pedras para formar as suas sequências quando for realmente necessário para completar a sua mão.

Ao descartar pedras da sua mão, procure sempre descartar peças que também já foram descartadas pelos seus oponentes. Ao fazer isto, você se assegura que as pedras que você está descartando não possuem nenhum valor para eles e desta forma você não acaba dando pedras que poderiam ser bastante úteis para eles completarem as sequências em suas mãos.

Mahjong Solitaire (Paciência Mahjong)

Peças livres no Mahjong

Peças livres no Mahjong

O Mahjong Solitaire já é uma versão do Mahjongg inicialmente desenvolvida para jogar em computadores, aonde as 144 pedras do Mah Jongg empilhadas (muitas vezes das mais variadas formas) na mesa ou tabuleiro.

O objetivo nesta versão é remover pares de pedras idênticas, duas por vez, até que todas as peças tenham sido eliminadas do jogo (e em algumas versões isto deve ser feito antes de um determinado tempo, ou mais pontos são ganhos de acordo com o tempo total gasto para vencer).

Tal objetivo, pode por vezes parecer bem simples, e é, porém não é muito fácil. O que dificulta o jogo é que você pode somente combinar e eliminar as peças que estão livres (aquelas que não possuem peças na esquerda ou direita, sendo que ao menos um lado precisa estar totalmente ‘desbloqueado E também não possuem nenhuma peça por cima delas[veja figura acima e abaixo]). Se você conseguir combinar e remover todas as pedras, você vence a partida.

Mahjong Peças Livres

Mahjong – Peças Livres

Apesar das regras do jogo serem bastantes simplísticas, muitas vezes você pode se encontrar ‘travado’, não possuindo mais pedras livres para combinar e logo acaba perdendo o jogo. Por isso, trazemos aqui algumas estratégias para lhe ajudar a vencer ainda mais as suas partidas de Mahjong Solitaire ou Mahjong Titans.

Um erro que muitos iniciantes cometem é sair combinando qualquer grupo de pares e os eliminando indiscriminadamente. Isso por vezes pode funcionar, mas no entanto não é uma boa estratégia. Você, ao invés de sair por aí combinando qualquer duas pedras livres que ver pela frente, deve procurar combinar e eliminar aquelas pedras que ao serem retiradas da mesa irão lhe desvendar ainda mais pedras para possíveis eliminações futuras. Por exemplo, é melhor remover duas pedras na qual uma envolve uma peça que se encontre sobre uma outra, do que eliminar duas pedras que se encontram nas bordas do jogo e que não lhe revelarão mais nenhuma outra peça bloqueada.

crisantemos roxos

Crisântemos Roxos – uma das 4 flores do Confucionismo e do Mah Jongg

Uma outra estratégia que pode lhe ajudar a vencer ainda mais no Mahjongg é procurar eliminar as duas duplas de pedras (o jogo possui 4 de cada) ao mesmo tempo. Sempre que tiver esta oportunidade de combinar e remover as 4 peças de um tipo de uma vez, faça-o! Isto lhe é benéfico, pois você mais tarde no andamento do jogo não ficará com pedras que possuem apenas 1 revelada e a outra escondida por debaixo de outras pedras, o que lhe acaba aumentando as suas chances de se encontrar ‘travado’, sem possibilidade de fazer mais combinações e movimentos.

Vale também lembrar que nas peças do Mah Jong somente existem 4 estações e 4 flores, e cada uma das pedras é única, logo, você poder combinar qualquer pedra de estação com qualquer outra estaçãp (por exemplo verão com inverno). A mesma regra se aplica as flores, onde qualquer uma pode ser combinada com qualquer outra flor.

Estas dicas e estratégias podem lhe ajudar bastante, principalmente se você está começando a jogar Mahjong, pois elas reduzem bem as suas changes de travar o seu jogo.

Peça do Mahjong Titans

No entanto, de nada adianta você saber de todas essas dicas e estratégias se você não colocá-las em prática. Como diz o ditado a prática leva a perfeição, por isso sinta-se livre para praticar em nosso site! Tenham todos uma boa partida!